O Desafio do Feedback e da Comunicação nas Relações – EAD
R$260,00
Descrição
CURSO EAD SEM TUTORIA
Início: Imediato
Modalidade: EAD
Carga Horária: 14 horas
A importância da comunicação e do Feedback nas organizações
Este programa de Feedback é realizado em três etapas. A primeira etapa é a mais importante, pois é nela que se estabelecem as bases ou alicerces para a comunicação com os outros. Essa base não pode ser estabelecida em perspectivas muito pessoais, ou seja, não é possível impor nosso ponto de vista de forma a negligenciar outros pontos.
O curso trabalha, com os participantes, um Eneagrama que descreve 9 diferentes pontos de vista. Cada um desses pontos de vista é igualmente importante e não pode ser ignorado. O desafio maior para os gestores é reconhecer que todos têm preferências por alguns desses pontos de vista e dificuldades em relação a outros. Essas preferências irão influenciar a maneira como o gestor direcionará seu Feedback em relação aos diferentes membros de sua equipe. Como exemplo, um gestor que estiver muito apegado ao Ponto 1 começa a perceber tudo em termos práticos e negligencia outros pontos importantes. Seu Feedback estará fortemente influenciado por questões como certo ou errado e sua postura tenderá a ser mais de alguém que corrige o que está “errado” do que de alguém que orienta para resultados mais eficientes.
A postura recomendada aqui é a do Gestor Consciente, que reconhece a importância dos diferentes pontos de vista e opta por aqueles que são os mais necessários para um determinado momento, sem apegos.
Trabalhada a primeira etapa, o próximo passo é construir sobre essas bases ferramentas para uma boa comunicação. O tema central da comunicação consiste em dar ao outro a sensação de que foi compreendido. Sem isso, o outro começa a agir reativamente ao Feedback. Para tal, são trabalhadas 3 formas de ouvir o outro e suas consequências no Feedback.
A terceira parte consiste em aplicar sobre as etapas anteriores uma conhecida fórmula de Feedback em 3 passos:
O 1º passo se concentra no fato ou comportamento observado. Essa observação deve ser feita a partir de uma perspectiva mais ampla e não simplesmente porque “eu vejo assim”, tema trabalhado já na primeira fase.
O 2º passo aponta para o impacto desse comportamento, ou seja, suas consequências para a equipe e a organização.
O 3º passo orienta para um comportamento que é o esperado pelo gestor e pela organização.
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