O Desafio do Feedback nas Organizações – EAD

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Imediato
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Descrição

CURSO EAD SEM TUTORIA

Início: Imediato

Modalidade: EAD

Carga Horária: 30 horas

A importância da comunicação e do Feedback nas organizações

O objetivo principal é o uso do feedback como ferramenta de comunicação, tendo como alicerce o autoconhecimento para ampliar a perspectiva da técnica de feedback. Além disso, o curso também inclui o desenvolvimento da consciência acerca de como você se encontra no momento em que vai dar um feedback, bem como de quais são as emoções que estão lhe influenciando.

PROGRAMA:

● Definir e usar o feedback como ferramenta de comunicação
● Colocar em prática a ferramenta mais importante no dia a dia das organizações: o feedback
● Conhecer quais são as 3 emoções que mais podem lhe atrapalhar no momento do feedback: Medo, Raiva e Orgulho e como elas alteram os resultados dos feedbacks
● Treinar uma técnica de feedback em 3 passos
● Saber sobre a importância de desenvolver um ouvido empático
● Saber o que é uma observação objetiva
● Conhecer a técnica e aspectos humanos necessários para o uso do feedback
● Realizar observações objetivas, diretas e respeitosas de uma pessoa em relação ao comportamento de outra, feitas com a intenção de aprimorar o desempenho desta.
Este programa de Feedback é realizado em três etapas. A primeira etapa é a mais importante, pois é nela que se estabelecem as bases ou alicerces para a comunicação com os outros. Essa base não pode ser estabelecida em perspectivas muito pessoais, ou seja, não é possível impor nosso ponto de vista de forma a negligenciar outros pontos. O curso trabalha, com os participantes, um mapa que descreve 9
diferentes pontos de vista. Cada um desses pontos de vista é igualmente importante e não pode ser ignorado. O desafio maior para as
equipes/funcionários, é reconhecer que todos têm preferências por alguns desses pontos de vista e dificuldades em relação a outros. Essas preferências irão influenciar a maneira como você direcionará seu feedback em relação aos seus colegas de trabalho/equipes profissionais. Como exemplo, um funcionário que estiver muito apegado ao Ponto 1 da raiva começa a perceber tudo em termos práticos e negligencia outros pontos importantes.

Seu feedback estará fortemente influenciado por questões como certo ou errado e sua postura tenderá a ser mais de alguém
que corrige o que está “errado” do que de alguém que compreende os diferentes pontos de vista com foco para resultados mais eficientes.

A postura recomendada aqui é a de reconhecer a importância dos diferentes pontos de vista e optar por aqueles que são os mais necessários para um determinado momento, sem apegos.

Trabalhada a primeira etapa, o próximo passo é construir sobre essas bases ferramentas para uma boa comunicação. O tema central da comunicação consiste em dar ao outro a sensação de que foi compreendido. Sem isso, o outro começa a agir reativamente ao feedback.
Para tal, são trabalhadas 3 formas de ouvir o outro e suas consequências no feedback.

A terceira parte consiste em aplicar sobre as etapas anteriores uma conhecida fórmula de feedback em 3 passos:

O 1º passo se concentra no fato ou comportamento observado. Essa observação deve ser feita a partir
de uma perspectiva mais ampla e não simplesmente porque “eu vejo assim”, tema trabalhado já na
primeira fase.

O 2º passo aponta para o impacto desse comportamento, ou seja, suas consequências para a equipe e a
organização.

O 3º passo orienta para um comportamento que é o esperado pelo profissional e pela organização.

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